Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Contabilidade é uma ciência social que tem, como objeto de estudo, o patrimônio das entidades (ou a azienda, que é o patrimônio mais a pessoa que o administra), seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade em geral são chamados de contadores. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de ciências contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis. A fim de receberem a titulação de contador, devem se submeter ao exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Existe, também, o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico que será registrado até 01/06/2015. Em Portugal, o termo “contador” tornou-se arcaico, sendo sempre utilizado o termo contabilista, independentemente do nível acadêmico. Existe, no entanto, distinção na classificação profissional entre técnicos oficiais de contas (TOC) e revisores oficiais de contas (ROC). Aos TOC, compete a execução da contabilidade, e, aos ROC, a revisão (auditoria de base legal) em ordem à mencionada certificação legal das contas. Até a primeira metade da década de 1970, o profissional do ofício técnico também era conhecido como “guarda-livros” (correspondente do inglês bookkeeper), mas o termo caiu em desuso. Em junho de 2013, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apurou, no Brasil ,a existência de 484 870 contabilistas e 81 511 organizações contábeis ativas.

Reconheça sinais de problemas e evite prejuízos. Uma mudança de contabilidade pode ser a solução.

A transição para um novo contabilista pode intimidante, principalmente se a relação com o serviço de contabilidade atual for marcada por frustrações e desafios. Falta de apoio, atrasos no pagamento de impostos e multas decorrentes, bem como a escassez de informação de gestão essencial, podem ser indicadores cruciais de que é tempo de procurar um parceiro de contabilidade mais adequado às necessidades fiscais da sua empresa.

Selecionar um novo contabilista é um passo estratégico.

Para além de considerar a técnica, é fundamental assegurar um alinhamento com as necessidades e a cultura da sua organização.

Identificação de Problemas Contabilísticos

O reconhecimento de lacunas no serviço de contabilidade é fundamental para evitar prejuízos e assegurar uma gestão financeira eficaz. Quando surgem atrasos sistemáticos nos pagamentos de impostos, sinalizando uma potencial desorganização ou excesso de carga do seu contabilista ou empresa de contabilidade atual, deve-se ponderar seriamente uma mudança urgente.

As inconsistências frequentes nos relatórios financeiros ou a falta de clareza nas informações prestadas sobre as suas obrigações fiscais ou novos pressupostos normativos, são indícios inegáveis de que não estão a ser cumpridos os padrões de exigência adequados de serviço que a sua empresa pode e deve exigir.

Pode ocorrer que as empresas enfrentem, por vezes, uma realidade onde a comunicação com o contabilista é insatisfatória, criando barreiras ou obstáculos ao crescimento expectável do negócio. A ocorrência de multas por falhas ou atrasos na entrega de obrigações fiscais reflete uma assessoria contabilística deficitária e negligência na prestação do serviço que um bom contabilista deve prestar.

Quanto mais cedo identificar estes sintomas de descuido relativamente à sua empresa, mais rapidamente poderá mudar para uma nova proposta de serviço de contabilidade que oferece a atenção e a capacidade de resposta que a sua empresa necessita para prosperar num mercado empresarial altamente competitivo e que não tolera falhas.

Ao selecionar um novo contabilista para a sua empresa, é fundamental refletir sobre as competências técnicas e a capacidade de comunicação do profissional em causa. É imprescindível que ele manifeste profundo conhecimento das normas contabilísticas em vigor, bem como uma aptidão para antecipar mudanças regulamentares que possam afetar a sua indústria.

É também digno de nota que a experiência em contabilidade apoiada em ferramentas digitais e a sua capacidade para adotar novas tecnologias são igualmente valiosas, permitindo uma gestão e análise de dados muito mais eficiente.

Além disso, um serviço de contabilidade de qualidade deve garantir apoio proativo e orientação estratégica, atuando com ferramenta de gestão e não como um mero serviço de pagamento de impostos, facilitando a tomada de decisões informadas e alavancando o crescimento do seu negócio, dos seus colaboradores e da sua posição no mercado.