Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ajudamos a esclarecer como funcionam os serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas.

Para quem vai começar um negócio é usual deparar-se com dúvidas no que diz respeito aos serviços de contabilidade.

Ajudamos nas respostas a algumas das questões que deseja esclarecer, especificamente aquelas que podem contribuir para avaliar adequadamente a contratação de um contabilista certificado para assessorar o seu projeto.

Que serviços terei que contratar?

Se vai criar uma empresa ou desenvolver atividade na esfera individual em regime de contabilidade organizada terá obrigatoriamente que contratar serviços de contabilidade.

A proposta de valor que ele irá apresentar-lhe deverá contemplar as seguintes vertentes:

  • Contabilidade – que pressupõe todo o tratamento contabilístico e responsabilização.
  • Fiscalidade – cumprimento rigoroso de todas as obrigações declarativas.
  • Processamento de Salários – assegurar o correto processamento das folhas salariais dos colaboradores da empresa.
  • Apoio à Gestão – isto é, a vertente consultiva que deve dispor continuamente no apoio às suas decisões e gestão da empresa.

Não obstante de haver empresas que têm as suas próprias especificidades e exigências, esta é a base de serviço que lhe será apresentada.

Quanto custa o serviço de contabilidade?

Tipicamente não encontra uma tabela de preços para a contabilidade. Uma pesquisa de mercado pode, contudo, fazer-lhe avaliar com que intervalos de valores poderá contar.

O preço da contabilidade varia consoante a dimensão da sua empresa, exigência a nível administrativo no que ao tratamento documental diz respeito, bem como ao processamento de salários (número de colaboradores).

Outros aspetos também são alvo de avaliação. Como dados da faturação ou outros requisitos técnicos que sejam solicitados.

É adequado que forneça os dados relevantes acerca do negócio de forma correta, para que seja orçamentado com precisão o que a sua empresa precisa.

Por último, avalie cada proposta de valor para que a decisão de investimento nos serviços de contabilidade se revele acertada e a relação com determinado parceiro seja duradoura.

Quando se dá formalmente início aos serviços?

Existem dois momentos distintos. Por um lado, a constituição da sociedade. Por outro, a data de início de atividade junto da Autoridade Tributária.

Na prática, a partir do momento em que cria a empresa dispõe de quinze dias para dar início de atividade. Procedimento que deverá ser efetuado pelo seu contabilista certificado, portanto, por esta altura já deverá ter tomado uma decisão quanto à contratação de serviços.

Esta data, além de determinar o arranque das suas obrigações declarativas em termos de impostos, define também a data à qual a prestação de serviços de contabilidade produz efeitos.

Como boa prática determina-se que deverá ser assinado contrato de prestação de serviços que baliza direitos e deveres para ambas as partes.